Entenda o funcionamento da barragem da NEXA Unidade Vazante

Barragens são estruturas projetadas por engenheiros, utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou mistura de líquidos e sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios.

Quando uma barragem é criada, um dique é construído para que os rejeitos de minério sejam contidos. Esse é o dique de partida. À medida que a barragem vai recebendo mais rejeitos, novas camadas são colocadas em cima do dique de partida (operação chamada de alteamento). O alteamento pode ser de diferentes tipos, a Nexa unidade de Vazante utiliza o alteamento A JUSANTE.

O alteamento A JUSANTE é:

O maciço da barragem é construído em solo compactado, independentemente do tipo de rejeito depositado na mesma. Os alteamentos são realizados no sentido do fluxo de água (jusante).

Agora entenda mais sobre os diferentes tipos de barragens:

Em comparação aos recentes acontecimentos

A barragem da mineradora Vale que estourou na sexta-feira (25) em Brumadinho, Minas Gerais, usava uma o método chamado de alteamento a montante, utilizado tanto no reservatório I da Mina Córrego do Feijão da Vale como na barragem de Fundão da Samarco, em Mariana, que rompeu em 2015, permite que o dique inicial seja ampliado para cima quando a barragem fica cheia, utilizando o próprio rejeito do processo de beneficiamento do minério como fundação da barreira de contenção.

Veja fotos e vídeos

Fonte: Vazante.net

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Fechar Menu