Vazante é categoria ‘D’ do Mapa do Turismo Brasileiro

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou no fim de março o Mapa do Turismo Brasileiro 2022. O mapa agrega municípios que consideram o setor turístico como estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico.

A classificação é feita em categorias entre “A” e “E” e leva em consideração itens como número de estabelecimentos de hospedagem e emprego nestes locais, estimativa de visitantes nacionais e internacionais e arrecadação de impostos federais no setor.

Para participar do ranking, cada município deve atender a critérios como, por exemplo, ter órgão de turismo, orçamento definido para investimentos e ter Conselho Municipal de Turismo ativo. A inscrição é feita na plataforma Sismapa, do MTur.

O mapa permite que a administração municipal avalie o desempenho do setor de turismo e oriente ou desenvolva ações.

Ao todo, o estudo listou 2.542 municípios brasileiros que têm alguma atividade turística ou meios de hospedagem. Em Minas Gerais, 567 municípios foram cadastrados, sendo que apenas Belo Horizonte, Poços de Caldas e Uberlândia foram classificadas na categoria “A”.

No Noroeste e Alto Paranaíba, dos 9 municípios listados, Paracatu e Patos de Minas foram destaque da região turística, classificados na categoria “B”. Juntos, os municípios receberam no ano passado 212.234 turistas nacionais e 3.627 internacionais.

João Pinheiro e Lagamar foram classificados na categoria “C”. Já Vazante, Coromandel, Guarda-Mor, Lagoa Grande e Presidente Olegário foram classificados na categoria “D”.

Vale ressaltar que o Plano Diretor de Turismo de Vazante foi instituído em 2020. Legislação relacionada ao Turismo: “Lei Municipal 1.803, de 08 de outubro de 2019 (Política Municipal de Turismo), Lei 0.23, de 04 de agosto de 2020, que institui o Plano Diretor de Turismo de Vazante.

Leia mais: Plano executivo do Monumento Natural Gruta Lapa Nova é apresentado em reunião.

Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5

Com informações G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn