VAZANTE – 100 pacientes passarão por cirurgias de catarata neste final de semana

O Hospital Municipal de Vazante receberá neste final de semana 100 pacientes para a realização de cirurgias de catarata. Os procedimentos serão realizados por duas equipes médicas especializadas no assunto para atender a demanda.

A catarata consiste nas alterações do cristalino, resultando na perda da sua elasticidade e transparência. O envelhecimento é a principal causa da doença, que também pode estar associada a enfermidades oculares. Além disso, é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo e seu tratamento consiste em cirurgia. Ele prevê a remoção da catarata e inserção de uma lente intraocular para correção da visão.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde (SMS), Gabriel Afrânio Rosa, em entrevista à Rádio Montanheza nesta sexta-feira (26), essa será a primeira etapa para realização deste tipo de procedimento. Serão realizadas 50 cirurgias no sábado (27) e outras 50 no domingo (28).

Conforme o secretário, os recursos foram destinados à SMS através do deputado federal José Vitor (PL-MG), com empenho dos vereadores Paulinho Donizete (AVANTE), Debora Rabelo (PSDB), Vitor Amaral (PV) e do ex-vereador Francisco Secundino “Chicão do Claro” (Cidadania), hoje secretário de Agricultura do município. Cerca de R$ 150 mil estão sendo investidos. Ouça a seguir.

Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn