Triângulo e Alto Paranaíba podem ter uma das maiores quantidades de chuva do país nesta semana; veja previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas entre esta segunda (10) e a manhã de terça-feira (11) para as regiões. Confira como fica o tempo na sua cidade.

As chuvas intensas persistem durante a semana no Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões devem registrar uma das maiores precipitações do Brasil. A previsão vale até quarta-feira (12), quando é esperado que o clima comece a estabilizar.

Um alerta de perigo de chuvas intensas foi emitido pelo instituto nesta segunda-feira (10). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h de terça-feira (11). Veja mais abaixo.

Previsão do tempo e chuvas fortes

Chuvas fortes e bastante nebulosidade são esperadas para a semana. Conforme o climatologista Lanzoerques Júnior, essa combinação de fenômenos deverá deixar as temperaturas mais amenas e com pouca variação durante o dia.

“Por exemplo, em Uberlândia, a variação deve ser de 18°C a 25°C”, detalhou Júnior.

Isso porque, segundo o climatologista Ruibran dos Reis, as regiões estão sob efeitos de uma frente fria, que ganha intensidade devido à presença de um fenômeno denominado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – um sistema que transporta umidade da Amazônia em direção ao Oceano Atlântico e favorece a formação de nuvens.

O esperado diante desta condição, é que as regiões tenham chuvas acumuladas nos próximos dias entre 70 e 130 milímetros.

“Os maiores volumes deverão ser observados entre Monte Carmelo, Patrocínio e Patos de Minas. A precipitação irá ficar um pouco acima do normal e deve-se ter a ocorrência de chuvas mais fortes, principalmente até quarta-feira”, explicou Reis.

Júnior ainda detalhou que, no Oeste do Triângulo Mineiro, os acumulados devem ser de 50 milímetros e informou que, a partir de sexta-feira (14), as nuvens começam a diminuir e o sol tende a aparecer mais forte na região, o que pode provocar um leve aumento da temperatura ao longo do fim de semana.

Quanto à umidade do ar, o esperado é que a taxa fique próxima de 100% durante as manhãs 80% durante às tardes, período de maior aquecimento. As temperaturas ficam entre 15°C e 32°C.

Alerta do Inmet

Imagem de arquivo de dia com ventos fortes em Uberlândia — Foto: Maria Júlia Araújo/g1

Imagem de arquivo de dia com ventos fortes em Uberlândia — Foto: Maria Júlia Araújo/g1

O alerta emitido pelo Inmet nesta segunda-feira prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros em uma única hora, ou então, 100 milímetros em um dia. As rajadas de vento devem ficar entre 60 km/h e 100 km/h.

Os riscos são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As orientações do Inmet são:

  • em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos à torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Orientações dos bombeiros

O Corpo de Bombeiros divulgou orientações para o período chuvoso. Conforme a corporação, nesta época, os riscos de enchentes e deslizamentos aumentam e, por isso, os seguintes cuidados devem ser seguidos:

  • evite áreas sujeitas a deslizamentos e inundações;
  • se o nível da água subir, procure um local alto e aguarde até abaixar;
  • não fique perto de árvores ou postes;
  • não se arrisque para salvar bens.
  • em caso de emergência, ligue 193.

Confira a previsão em algumas cidades

CidadesMínima ºCMáxima ºC
Uberlândia18°C30ºC
Uberaba17ºC32ºC
Araguari16ºC29ºC
Ituiutaba21ºC33ºC
Patrocínio15°C29ºC
Patos de Minas15ºC31ºC
Araxá17°C29ºC

Fonte: Climatempo

Dia a dia

  • Segunda-feira (10): períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 30ºC.
  • Terça-feira (11): períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 16ºC e 29ºC.
  • Quarta-feira (12): períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Temperaturas entre 15ºC e 28°C.
  • Quinta-feira (13): parcialmente nublado, chove rápido durante o dia e á noite. Temperaturas entre 15ºC e 30ºC.
  • Sexta-feira (14): aumento de nuvens pela manhã e chance de pancadas de chuva à tarde. Temperaturas entre 15ºC e 33ºC.

G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn