Setor de eventos pode retomar atividades a partir do próximo sábado em Uberlândia

Cidade não avançou para a fase mais flexível do plano de funcionamento, mas Comitê de Enfrentamento à Covid-19 reclassificou segmento nesta terça-feira (20) para permitir volta.

Uberlândia também se manteve na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas. Fase que passou abrigar as atividades citadas acima, após reclassificação das mesmas, para que pudessem voltar a funcionar, já que a cidade ainda não alcançou a quantidade de pontos para estar na Fase Flexível do plano.

No dia 14 de outubro, um grupo de empresários do setor de eventos entregou um ofício à Prefeitura de Uberlândia pedindo a volta das atividades. Na ocasião, a Prefeitura disse que o pedido seria avaliado tecnicamente e discutido no Comitê de Enfrentamento da Covid-19.

Capacidade máxima e lista de convidados

Os interessados em realizar eventos a partir de sábado em Uberlândia deverão cumprir, além dos protocolos de biossegurança, algumas regras. Entre elas, o número limitado de convidados que será de 30 pessoas, além de informar o nome de todas as pessoas que estarão presentes.

“Isso é um protocolo internacional, para que, imagine que algum desses convidados esteja com Covid e soube posteriormente, para que consigamos rastrear os demais e conseguir evitar que a doença se prolifere na nossa cidade”, disse Clauber Lourenço, coordenador da Rede de Urgência e Emergência de Uberlândia e integrante do comitê.

Ainda segundo Lourenço, os locais que sediarão eventos devem ser abertos e arejados e, aqueles que tiverem cobertura, os espaços laterais precisam ter a ventilação adequada. Espaços de aglomerações, como pistas de danças, não estão permitidos.

Atividades liberadas

As atividades que passam a funcionar a partir de sábado deverão seguir protocolo específico, disponível para consulta no site da Prefeitura Uberlândia. O setor de eventos sociais e corporativos poderá funcionar todos os dias da semana, fins de semana e feriados até as 23 horas.

Veja quais atividades estão liberadas:

  • Aluguel de móveis, utensílios e aparelhos de uso doméstico e pessoal; instrumentos musicais
  • Aluguel de objetos do vestuário, jóias e acessórios
  • Aluguel de objetos pessoais e domésticos
  • Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos
  • Atividades fotográficas e similares
  • Casas de festas e eventos
  • Criação de estandes para feiras e exposições
  • Filmagem de festas e eventos
  • Promoção de vendas
  • Publicidade
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas

Plano próprio

A Prefeitura de Uberlândia instituiu plano próprio para funcionamento de atividades econômicas depois de anunciar a saída do programa Minas Consciente. o PFAE é dividido em fases Rígida, Intermediária, e Flexível, caracterizadas, respectivamente, pelas cores vermelha, amarela e verde.

A avaliação leva em consideração como critérios de análise o número de novos casos registrados por testes rápidos e de sorologia nos últimos sete dias; a razão entre testes positivos e o total realizado em uma semana e a razão entre a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados e o número total de leitos existentes na rede municipal de saúde.

G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu