Raiva bovina é confirmada em fazenda de Patos de Minas

Segundo o IMA, mais de um animal da fazenda foi dignosticado com raiva. Além desta propriedade, o instituto monitorou outras próximas.

Um caso de raiva bovina foi registrado em uma fazenda na zona rural de Patos de Minas, na região conhecida como “Moreiras”. Segundo informações da Prefeitura, a notificação ocorreu na última semana, após animal aparecer morto sem causa aparente.

A comunicação do caso foi feita pelo proprietário da fazenda ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e à Vigilância em Saúde, após ter exames comprovarem a doença.

Segundo o IMA, mais de um animal da fazenda foi dignosticado com raiva. Além desta fazenda, o instituto monitorou outras propriedades próximas. Na região, foram identificados 30 abrigos de morcegos, sendo 24 deles hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue e podem transmitir a raiva.

Controle

A Vigilância em Saúde fez um bloqueio de 2 dias em um raio de 5km da fazenda onde foi registrado o caso de raiva bovina. Durante esse período, foi feita a vacinação contra a raiva em 112 cães e 42 gatos, que também são suscetíveis à raiva transmitida pelo morcego.

G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn