Queda nos estoques de sangue faz Hemominas convocar doadores do tipo sanguíneo O

O registro de queda nos estoques de sangue da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), de modo especial do grupo sanguíneo O (negativo e positivo), levou o órgão a convocar voluntários a comparecerem às suas unidades.

De acordo com o Hemominas, essa situação precisa ser normalizada para que uma quantidade estratégica de bolsas de sangue seja mantida, o que é necessário para atender a demanda de pacientes.

Podem doar sangue pessoas que tenham idade entre 16 e 69 anos. Para indivíduos com 16 e 17 anos e com mais de 60 anos, há condições especiais estabelecidas pelo Hemominas, as quais estão fundamentadas pela Portaria do Ministério da Saúde 158/16. Essas condições podem ser consultadas no site da Fundação.

Gabinete de Crise

Mantido pelo Hemominas, o Gabinete de Crise é formado por uma equipe de profissionais responsável por traçar ações estratégicas para a adequação do estoque em períodos de possível queda de comparecimento de doadores e aumento da demanda de transfusões, como o Carnaval. Essa equipe trabalha de forma intensiva na coordenação e gestão do estoque de hemocomponentes, visando à manutenção do atendimento à população.

Para doar sangue

Pessoas interessadas em fazer doação de sangue podem procurar o Hemonúcleo de Patos de Minas (situado na Rua Major Gote, 1255, Centro) às segundas-feiras das 15h às 19h e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. Existe ainda a possibilidade de agendamento pelo telefone (número 155 – opção 1) ou on-line, por meio do endereço eletrônico www.hemominas.mg.gov.br.

Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu