Projeto Gente Cuidando das Águas protege e recupera nascentes em Vazante e Lagamar, em Minas Gerais

NEXA RESOURCES 2019 VAZANTE-2019-MG

Iniciativa da Nexa cuida de mananciais do rio Santa Catarina

O projeto “Gente Cuidando das Águas” pretende preservar 134 nascentes, localizadas em nove comunidades rurais, nos municípios de Vazante e Lagamar, em Minas Gerais. A iniciativa, desenvolvida pela Nexa, tem o desafio de promover o conhecimento sobre o funcionamento da bacia hidrográfica do Rio Santa Catarina e a importância de seu uso de forma sustentável entre a população.

Estão sendo construídas 114 km de cercas para resguardar as nascentes, além da instalação de pontos de monitoramento de vazão das águas. Os mananciais são formadores do Rio Santa Catarina, principal rio do município de Vazante, integrante da bacia do Rio São Francisco. A proposta, iniciada no final do ano passado, deve realizar até 2024 a recuperação física das nascentes e ampliar o conhecimento das comunidades que as cercam sobre preservação e recuperação.

Segundo Benane Xavier da Silva, engenheiro ambiental da Nexa Vazante, a metodologia desenvolvida pelo projeto estimula a vivência e a troca de experiências entre gerações. “É necessário gerar uma mudança cultural quanto à sustentabilidade dos recursos hídricos e nossa iniciativa vai ao encontro dessa necessidade. Por isso, estamos firmando parcerias com Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente, Emater e associações comunitárias, acreditando na perpetuação das ações na região ao longo dos anos”, explica.

O projeto envolve um grande número de moradores, além de beneficiar inúmeras propriedades rurais. Também serão envolvidos alunos das escolas públicas e particulares da região, os quais terão oportunidade de aprender sobre o tema, reproduzindo a bacia do rio Santa Catarina em maquetes e compartilhando o conhecimento sobre a temática nas redes sociais.

Até 2020 serão preservadas 67 nascentes junto aos proprietários e à comunidade local, que passarão por um processo vivencial e didático sobre a manutenção da bacia hidrográfica e a produção de água.

“O impacto desejado com esse esforço é que as comunidades residentes nos municípios passem a defender e a proteger as nascentes. “Durante o projeto, esperamos que a população envolvida seja legitimadora e geradora de uma nova consciência e atitude em relação aos mananciais”, ressalta o engenheiro.

Metas

2018/2019 – 5.995m de cerca | 7 nascentes.

2019/2020 – 42.100m de cerca | 67 nascentes.

Sobre a Nexa

A Nexa Resources é uma das cinco maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Peru e no Brasil e escritórios comerciais em Luxemburgo, Estados Unidos e China, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus empregados atuam focados na construção da mineração do futuro, cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A.

Para outras informações, acesse: www.nexaresources.com

Ideia Comunicação

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu