Presidente Olegário: Homem com anemia falciforme precisa de doação de sangue “O” positivo

O olegarense Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”, 39 anos, que é portador de anemia falciforme, está precisando com “urgência” de doação de sangue “O” positivo para transfusão. Ele tem que fazer a transfusão mensalmente. A doação pode ser de qualquer tipo sanguíneo, o importante é doar.

Ti Henrique procurou nossa reportagem, depois que esteve no Hemocentro na cidade de Patos de Minas para a transfusão e, foi comunicado que o sangue está em falta. “Está faltando sangue no Hemocentro, o estoque está baixo, vamos doar sangue pessoal, pode ser qualquer tipo sanguíneo” destacou Ti Henrique.

Quem puder ajudar deve se dirigir ao Hemocentro de Patos de Minas, situado na Rua Major Gote, 1255, centro, de 07h00 as 11h00, de segunda a sexta-feira, sábados e domingos de 07h00 as 12h00. No local falar que a doação é para Henrique Ribeiro Landim “Ti Henrique”.

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.

Não pode doar sangue a pessoa que teve hepatite depois dos 10 anos de idade, tem comportamento sexual de risco, usa drogas, teve malária, recebeu transfusão sanguínea, teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses, teve febre nos últimos 30 dias e tomou vacina H1N1 nos últimos 30 dias.

A Doença:
A anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) é caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

A anemia falciforme causa crise de dor. Infecções, dores e fadiga são sintomas de anemia falciforme. Os tratamentos incluem medicamentos, transfusões de sangue e, raramente, transplante de medula óssea.

Hamilton Amorim/PO Notícias

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu