Prefeitura e parceiros realizam campanha para coleta de sangue em Vazante

A prefeitura de Vazante, a NEXA, o SICOOB CREDIVAZ e o Rotary Club estão mobilizando a população para uma Campanha de coleta externa de sangue do Hemominas, a realizar-se na Policlínica, no próximo dia 21.

Os interessados devem procurar os parceiros citados acima para se cadastrarem. O objetivo é ampliar a doação de sangue no município, sensibilizando novos doadores.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Neyene Roberta, o hemocentro responsável pelo banco de sangue de Vazante está com estoque baixo, principalmente dos tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo”.

Estudos indicam que ser doador traz diversos benefícios para a saúde, como melhora no sistema cardiovascular e até na diminuição do risco de câncer, entre outros.


Esse gesto de solidariedade não traz prejuízo a sua saúde. Para se tornar um Doador é necessário:

– Ter vontade e estar bem de saúde;

– Pesar mais de 50 kg;

– Ter entre 16 e 67 anos (com 16/17 anos é necessário autorização do responsável legal / acima de 61 anos deve ter feito sua primeira doação até 60 anos);

– Não estar em jejum, se almoçar, aguardar 3h para a doação;

– Levar documento oficial de identidade com fotografia.

Doar Sangue é necessário e muito importante, mas exige alguns cuidados: não deve doar quem estiver gripado, com alguma virose ou infecção, Cirurgias recentes, Endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, Histórico recente de DST, quem tem ou já teve:

– Hepatite (após 10 anos de idade);

– Doença de chagas, Malária ou Sífilis;

– Vírus HIV ou AIDS;

– Cirurgia cardíaca.

Por ASCOM PMV

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fechar Menu