Prefeito decreta situação de emergência em Presidente Olegário devido à estiagem

Prefeito sargento Rhenys Cambraia

Não chove no município desde o início maio. Produtores rurais são afetados com a seca.

O prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia decreta situação de emergência devido à estiagem no município. O  decreto foi publicado nesta terça-feira (26) no Diário Oficial do MunicípioClique aqui e leia o decreto.

No município não chove desde 5 maio, quando choveu 5 milímetros (mm). De janeiro a julho deste ano choveu 1.222,8 mm, no mesmo período ano passado foram 636,5 mm.

Com essa estiagem, os produtores estão sendo afetados porque água dos córregos e rios da região diminuíram e os reservatórios passam a maior parte do tempo vazios.

Segundo o prefeito sargento Rhenys Cambraia, o decreto visa dar condições a gestão pública para auxiliar as comunidades rurais que vivem escassez hídrica que necessitam do caminhão pipa durante o período de estiagem. “São cerca de 40 famílias nas regiões da Prata, Galena  que contam com o apoio da Prefeitura”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito, serão utilizados pelo menos 4 caminhões pipa para distribuição de água para as propriedades rurais. “A situação de emergência vai auxiliar o município para buscar recursos junto a Defesa Civil de Minas Gerais e do Governo Federal através de medidas emergenciais”, declarou sargento Rhenys Cambraia.

A distribuição de água é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura do município. 

PO Hoje

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn