Novo Decreto entra em vigor em Patos de Minas e prefeito promete mais rigor na fiscalização

O prefeito José Eustáquio explicou o que levou a Administração Municipal a promover as mudanças.

Entrou em vigor nesta segunda-feira (13), o Decreto Municipal nº 4.868, que estabelece novo horário de funcionamento para as atividades consideradas essenciais e que estão incluídas na “Onda Verde”. Nesta manhã, o prefeito José Eustáquio explicou o que levou a Administração Municipal a promover as mudanças. 

Pelo novo Decreto, os postos de revenda de combustíveis, com exceção daqueles localizados nas rodovias do município, devem funcionar no horário das 6h às 20h de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e em feriados, o funcionamento deverá ser das 6h às 18h.

O transporte coletivo urbano de passageiros deverá funcionar das 4h às 21h em dias úteis e das 4h às 19h aos sábados. Além disso, está determinado que a quantidade de passageiros por veículo fica limitada ao número de assentos existentes, com a possibilidade de as pessoas permanecerem sentadas ou em pé, conforme sua escolha.

Quanto aos supermercados e às atividades similares de armazém e mercearia, a norma define o horário das 7h às 20h em dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, a determinação é que esses estabelecimentos fiquem abertos das 7h às 14h.

O Mercado Municipal deverá adotar o horário de funcionamento das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e nos feriados, o local ficará aberto das 8h às 14h, devendo ser observadas as disposições do Decreto nº 4.816, de 20 de abril de 2020 e demais normas pertinentes.

Prestadores de serviço em geral autorizados a funcionar conforme a onda verde deverão atender das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira. O horário de funcionamento aos sábados será das 8h às 12h. De acordo com o decreto, atividades diretamente ligadas ao setor agropecuário não sofrem alteração, podendo funcionar em horário habitual.

A norma determina também que bancos, caixas econômicas, correspondentes bancários, cooperativas de crédito e casas lotéricas devem incrementar a disponibilização de pessoas para organização de filas, garantindo o distanciamento de dois metros entre clientes. Esses estabelecimentos também devem disponibilizar álcool em gel inclusive enquanto estiverem abertos os caixas eletrônicos e autosserviços.

O prefeito José Eustáquio disse que a intenção é reduzir as aglomerações de pessoas e informou que vai aumentar a fiscalização, inclusive em supermercados que têm sido alvo de denúncias por descumprirem as normas.

Patos Hoje


Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu