‘Não perturbe’ dos bancos começa a funcionar hoje. Veja onde e como se cadastrar

O “Não perturbe” dos bancos começa a funcionar nesta quinta-feira. A partir de hoje, o consumidor que não quiser receber oferta de empréstimo consignado pode cadastrar  todos os telefones fixos e móveis, vinculados ao seu CPF, para bloquear as chamadas indesejadas. O bloqueio passa a valer, 30 dias após o cadastro.

O link vai estar disponível no site das 23 instituições que aderiram a autorregulamentação bancária que cria novas regras para a oferta deste tipo de crédito. Juntos os signatários respondem por 98% do volume de consignados do país.

São eles: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

O cadastro para bloqueio de ligações faz parte da autorregulamentação bancária par oferta de crédito consinado. A norma é a primeira firmada em conjunto pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC).

O cadastro para bloqueio de ligações de bancos e correspondentes bancários de ofertas de crédito consignado, o “Não perturbe”, começa a funcionar nesta terça-feira, dia 2. O consumidor pode cadastrar todos os telefones vinculados ao seu CPF. Passados 30 dias do cadastro, bancos e correspondentes não poderão fazer oferta de consignado. Os telefones cadastrados pelo sistema de bloqueio do Procon-SP serão migrados para o “Não perturbe” dos bancos.

Os bancos poderão receber penalidades por conduta omissiva, caso não apliquem medidas previstas na autorregulação por infrações cometidas pelos correspondentes. As multas variam de R$ 45 mil até R$ 1 milhão. Os valores arrecadados serão destinados a projetos de educação financeira.

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