Mineradora de Paracatu realizará simulado de evacuação de emergência em Morro Agudo

A Nexa realizará em sua unidade Morro Agudo, em Paracatu, na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, um simulado de evacuação de emergência. Trata-se da etapa final da elaboração do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento à exigência legal.

O simulado de evacuação é uma ação preventiva, e tem por objetivo preparar a comunidade para eventuais situações críticas. Para os moradores é uma oportunidade de conhecer, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro.

Nos últimos meses foram promovidas reuniões de preparação com moradores, prefeitura, órgãos de defesa civil, equipe de segurança da barragem e empregados da empresa. Todos esses grupos devem ser envolvidos na ação.

Ao ouvir os sinais sonoros e comandos de voz, os moradores devem reunir suas famílias, se dirigirem ao ponto de encontro mais próximo e aguardar instruções dos responsáveis.

Segurança: Valor inegociável

Para a Nexa, assegurar a estabilidade de suas barragens é um compromisso permanente. Por isso, a empresa dispõe de um Sistema de Gerenciamento de Barragens que é referência no setor. Além da elaboração PAEBM, são realizados monitoramentos constantes e relatórios de inspeção atestados pelos órgãos públicos competentes.

Matheus Araujo/Ideia

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fechar Menu