Minas Consciente: pela segunda semana macrorregiões Noroeste e Triângulo do Sul e do Norte seguem na Onda Verde

Todo as regiões do Estado estão na fase menos restritiva do programa que monitora a Covid-19. Classificações foram divulgadas nesta quinta (16) após reunião semanal do Comitê Extraordinário.

Pela segunda semana seguida, as macrorregiões do Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul seguem na Onda Verde do plano Minas Consciente. Com isso, todas as macrorregiões do estado estão classificadas na fase menos restritiva do plano que monitora o novo coronavírus.

O Comitê Extraordinário Covid-19 anunciou as classificações após reunião semanal realizada nesta quinta-feira (16). Todas as ondas/fases anunciadas passam a valer no próximo sábado (18). Até a última atualização desta reportagem, a situação das microrregiões não havia sido divulgada.

Segundo a Secretaria do Estado de Saúde (SES-MG), houve uma queda de 36% nas solicitações de internações em quatro semanas, considerando todo o Estado. Isso ocorre devido ao avanço na vacinação em Minas Gerais, que já vacinou 86,44% da população adulta com apenas uma dose.

“Todo o estado segue na fase mais flexível. O cenário está mais positivo, puxado pelo avanço da vacinação. Estamos próximos de imunizar 100% dos adultos. Ainda nesta semana também temos a proposta de iniciar a distribuição da Pfizer para reforço nos idosos e vacinação dos adolescentes com comorbidade”, comentou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

A SES-MG ainda informou que a taxa de incidência da doença caiu 5% nos últimos 14 dias.

*É importante lembrar que as prefeituras podem escolher qual fase seguir quando há diferença entre as classificações das micro e macros, desde que uma delas não seja a Roxa, que é impositiva e mais restritiva.

Remanejamento de doses

A Secretaria ainda anunciou que algumas cidades que já terminaram a vacinação de pessoas com mais de 18 anos e têm sobras de doses da CoronaVac, há a recomendação para que elas sejam disponibilizadas à Unidade Regional de Saúde, que irá redistribuir para cidades que ainda não concluíram a vacinação desse público alvo.

Macrorregiões

Todas as macrorregiões do estado estão na onda verde do Minas Consciente — Foto: Governo de Minas/ Divulgação

Todas as macrorregiões do estado estão na onda verde do Minas Consciente — Foto: Governo de Minas/ Divulgação

Já na macrorregião Noroeste fazem parte os municípios de: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Paracatu, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre, Tiros, Varjão de Minas e Vazante.

G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn