Lagoa Formosa completa 56 anos de emancipação neste 1º de março

A cidade de Lagoa Formosa completa, nesta sexta-feira (01), seus 56 anos de emancipação política e administrativo. Para comemorar o aniversário da cidade foi preparada pela prefeitura programação especial que envolve toda a população.

Lagoa Formosa, antigo distrito criado em 1880 e subordinado ao município de Patos de Minas, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 2764, de 30 de dezembro de 1962. Por volta de 1771, tropeiros que moravam na Fazenda Catiguá (hoje Patrocínio), saiam explorando os cerrados até a cidade de Paracatu.

Numa destas explorações, já cansados de tanto andar, resolveram acampar à beira de uma lagoa. Como o local tinha terras férteis e era plausível de moradia, muitos se fixaram no local e denominaram de “Lagoa dos Tropeiros”, este sendo então o primeiro nome de Lagoa Formosa.

Os moradores da localidade de Lagoa dos Tropeiros se mostraram bastante fiéis a Nossa Senhora da Piedade, realizavam novenas em suas casas, e devido ao aumento no número de fiéis, resolvera-se então em 1856 erguer uma igreja em homenagem à padroeira do local.

Devido a padroeira, Nossa Senhora da Piedade, em 1858, a lei nº: 878 criava o Distrito de Nossa Senhora da Piedade.

O distrito de Nossa Senhora da Piedade, vinha tendo um alto crescimento, até que em 1938, a lei de nº: 148 mudou a denominação do Distrito para Lagoa Formosa, pertencente na época a Patos de Minas.

A lei que tornou o distrito de Lagoa Formosa em Município de Lagoa Formosa, fora assinada em 1962, mas apenas em 1º de março de 1963, aconteceu à instalação sob a intendência do Sr. Leôncio Nunes Álvares.

O primeiro prefeito do então município foi eleito em 1º de Setembro de 1963, sendo este o Sr. Geraldo Mundim dos Reis.

Fonte: Patos 1

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fechar Menu