Inverno tem início e traz alerta de tempo seco e queimadas

Às 12h54 desta sexta-feira, dia 21, começou oficialmente a estação do inverno. O período é de tempo seco o que propicia as queimadas, causando destruição da vegetação, a fumaça causa sérios transtornos às pessoas. Quem sofre com problemas respiratórios tem a situação agravada nesta época do ano.

Em Vazante, já é observados que moradores da cidade estão colocando fogo em lixo e folhas nos quintais de suas residências e até mesmo nos passeios. O fogo, que parece ser controlado, pode se espalhar rapidamente para outras áreas com o vento.

Em outros locais o fogo é colocado em lotes vagos, causando transtornos pra os moradores próximos. Os vazantinos devem ter cuidado porque nesta época do ano os incêndios se tornam muito comuns e perigosos.

Além disso, as queimadas são tipificadas como crime com pena de reclusão de até 4 anos e multa. O artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98) dispõe que “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

Anderson Franque/Rádio Montanheza

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Fechar Menu