Gigante mundial quer construir cinco complexos de usinas solares fotovoltaicas em Minas Gerais

Foto: Reprodução/Web

Com a intenção de construir cinco complexos solares fotovoltaicos em Minas Gerais, a Shell Energy Brasil, subsidiária da Shell focada em opções renováveis e sustentáveis de energia, pretende levar investimentos para as regiões Norte, Noroeste e Central do estado. A companhia britânica, mais conhecida no Brasil pela atuação do mercado de óleo e gás, e o Governo de Minas assinaram, nesta segunda-feira (30/5), protocolo de intenções que prevê o investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões em energia solar.

O acordo assinado entre o Governo e a multinacional prevê estudos para instalação de usinas solares nas cidades de Corinto, na região Central, Arinos e Brasilândia de Minas, no Noroeste, e Janaúba e Várzea da Palma, no Norte do estado. O investimento fortalecerá a posição de liderança nacional de Minas Gerais na geração de energia limpa no país.

Se todas as usinas solares forem construídas, os complexos podem gerar, juntos, até 2,1GW, o suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes. As obras devem começar a partir de janeiro do ano que vem, com previsão do primeiro complexo entrar em operação em janeiro de 2025.

Além da assinatura do protocolo, foram apresentadas ao presidente da Shell Brasil, André Araújo, outras potencialidades na área energética consideradas estratégicas para o Governo de Minas.

O governador Romeu Zema ressaltou que, além da energia solar, Minas Gerais tem outras oportunidades na área de geração de energia e captação de carbono. O estado tem a maior área reflorestada do Brasil e disponibilidade de 300 mil hectares para receber investimentos. Os aterros sanitários, com a geração do gás metano, pode ser outro nicho que a Shell poderá apostar em Minas.

Acesse o conteúdo completo: https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/gigante-mundial-quer-construir-cinco-complexos-de-usinas-solares-fotovoltaicas-em-minas-gerais

Fonte: Agência Minas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn