Exemplo de incentivo ao esporte, escola reduz a violência e coleciona medalhas de ouro no JEMG/2019

A truculência deu lugar ao diálogo e a discórdia foi substituída pela união de forças. Desde quando implementou ações de incentivo ao esporte entre os alunos, a Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira, do município de Vazante, reduziu a violência e vem colecionando medalhas e troféus.

Na etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2019, realizada em maio no município de Vazante, a escola ganhou seis medalhas de ouro, em nove títulos possíveis. No módulo I, as conquistas foram no handebol e voleibol feminino. Já no módulo II, as vitórias foram no handebol e voleibol feminino, voleibol masculino, além do xadrez. O gestor da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira e mestre em Educação Física, Ronaldo Borges, explica como uma nova forma de gerir a instituição colocou a escola em um lugar de destaque, tanto no município quanto na Superintendência Regional de Ensino (SRE) Paracatu. Desde 2012, a escola já garantiu cerca de 40 medalhas de ouro no JEMG.

“Uma das principais mudanças se concentra justamente na prática de esportes. Hoje os alunos carregam as chaves da escola, tendo acesso às quadras e aos materiais esportivos. Eles se organizam e treinam livremente após o horário de funcionamento da escola e aos sábados e domingos. Eles cuidam da escola. Essa iniciativa mudou consideravelmente a nossa realidade. A escola, que era vítima constante de roubo e vandalismo, há mais de 2 anos não registra nenhuma ocorrência neste sentido”, explicou.

Ronaldo Borges acrescentou que, com essa nova postura, os alunos passaram a ser o ponto central, sendo os protagonistas dentro da instituição. “Os Jogos Escolares surgiram como uma forma de humanizar nossos estudantes-atletas por meio do esporte. Prepará-los para a vida social, construindo um mundo mais justo e menos desigual. Conceitos como respeito, disciplina, responsabilidade, cooperação e trabalho em equipe são trazidos do esporte para a vida dos nossos alunos”, afirmou.

Apoio e oportunidade

O estudante-atleta João Victor Luiz, campeão no vôlei masculino módulo II, comentou sobre esse importante incentivo ao esporte. “Tenho orgulho de estudar nessa escola que dá total apoio a nós atletas. Eles nos dão liberdade para ter acesso às quadras para treinar e melhorar cada vez mais as nossas equipes. Esse incentivo abriu muitas portas para mim. Já tive passagens pelos clubes de vôlei de Uberlândia e tive grande aprendizado”, elogiou.

Os campeões da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira seguem para a etapa regional, em Uberaba. A instituição também terá representantes na etapa estadual, em Uberlândia, com as modalidades individuais de atletismo, badminton, natação, tênis de mesa e vôlei de praia.

Parabéns a todos!

O JEMG é isso! Uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens estudantes-atletas. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo do aluno com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos. Parabéns às escolas que incentivam o esporte.

Fonte: jogosescolares.esportes.mg.gov.br

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Senado aprova MP da Liberdade Econômica

Proposta enviada pela Câmara permitia trabalho aos domingos e feriados com regras diferentes da CLT. O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (21), a medida provisória

Fechar Menu