Exames descartam dois casos suspeitos de coronavírus em Uberaba, diz Prefeitura

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os pacientes em análise eram uma mulher que esteve na Itália e um jovem. Exames foram feitos pela Fiocruz.

suspeita de coronavírus em um casal de Uberaba foi descartada após resultados de exames realizados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou a informação ao G1 nesta sexta-feira (6).

Segundo o secretário de Saúde, Iraci Neto, os resultados deram negativo para o Covid-19. Na última terça-feira (3), o casal também apresentou resultado negativo para H1N1, conforme laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A SMS informou que continua o monitoramento quanto ao surgimento de algum novo caso suspeito, mantendo o trabalho de higiene nas unidades e atenção o tempo todo a qualquer mudança de cenário. Na última quarta-feira (4), os profissionais de saúde da rede municipal receberam capacitação com orientações sobre a doença.

Suspeitas de coronavírus em Uberaba

O casal que apresentou sintomas do novo coronavírus deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mirante na manhã do dia 26 de fevereiro e, depois, foi internado no Hospital Regional José Alencar.

Segundo a Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), responsável pela gestão compartilhada das duas UPAs da cidade, a mulher, de 35 anos, esteve recentemente na Itália e o jovem, de 18 anos, teve contato com ela.

O jovem e a mulher receberam alta no fim de semana, mas ficaram em isolamento domiciliar e foram monitorados pela SMS. A Prefeitura informou que outras seis pessoas que tiveram contato com o casal também foram monitoradas e orientadas.

Casos registrados em boletim

No último Informe Epidemiológico do coronavírus divulgado pela Secretaria de Estado e Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última terça-feira, constava um caso suspeito de Covid-19 em investigação em Uberaba, que se referia à paciente de 35 de anos.

Em relação ao jovem de 18 anos, que não constava no documento, a pasta informou que os casos são analisados individualmente pelo Ministério da Saúde, que considerou que apenas um dos casos notificados em Uberaba estava realmente em investigação por suspeita de coronavírus.

Ainda não é possível saber se os dois casos estão oficialmente descartados, pois o boletim epidemiológico do coronavírus divulgado pela SES-MG está temporariamente fora do ar. A pasta explicou que isso foi feito por causa da necessidade de adequações dos dados e da descentralização da análise junto ao Ministério da Saúde.

Por isso, o informe não foi divulgado nesta quinta-feira (5). A SES-MG informou que nesta sexta-feira será liberado um boletim detalhado, com todas as informações pertinentes em relação aos casos suspeitos.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu