ENTREVISTA – Inspetora de Ensino fala sobre teleaulas em Minas

Após um longo período de paralisação devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas na rede estadual de Minas Gerais foram retomadas nesta segunda-feira (18). Como o risco de contágio da Covid-19 ainda não foi afastado, o ensino está sendo transmitido pela estatal TV Rede Minas.

Por enquanto, não há prazo para o retorno das aulas presenciais. O ensino a distância foi uma das formas encontradas pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) para evitar a evasão dos alunos e diminuir as perdas educacionais.

A Rádio Montanheza ouviu a inspetora de Ensino, Maria Rita Ferreira, responsável pela Regional de Ensino em Paracatu. Ela falou sobre essa fase do ensino e esclareceu algumas dúvidas sobre o tema. Ouça a seguir.

Maria Rita Ferreira

TELEAULAS

As teleaulas são ministradas por professores da rede estadual de cada disciplina e têm como referência o conteúdo que está programado nos Planos de Estudos Tutorados (PETs), de acordo com os anos de escolaridade.

O conteúdo vai ao ar a partir das 7h30, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira. Eles foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será Linguagens (Português, Inglês, Literatura, Arte e Educação Física). Na terça-feira, o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A programação semanal está disponível no site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. No site também será possível baixar as aulas, caso não seja possível assistir no momento da exibição ou os estudantes queiram rever o conteúdo. Os vídeos ainda vão ficar postados no aplicativo “Conexão Escola” e também estarão disponíveis no canal da SEE/MG no Youtube.

Será possível tirar as dúvidas durante a programação ao vivo, entre 11h15 e 12h30. Basta enviar as perguntas pelo Whatsapp para o número (31) 9 8295-2794 ou ligar para o número (31) 3254-3009.

Por Anderson Franque / Montanheza FM 93.5

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu