Decreto reconhece comunidade quilombola dos Bagres como patrimônio cultural de Vazante

Está em vigor, desde o início deste mês, o Decreto Municipal nº 122/2021 determinando o “Registro da Comunidade Quilombola dos Bagres como Bem Cultural de Natureza Imaterial Integrante do Patrimônio Cultural do Município de Vazante – MG”.

O documento, que ratifica uma decisão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Vazante, foi assinado pelo prefeito Jacques Soares Guimarães (PSD) no último dia 3, durante a formatura de alunos da escola municipal “Emílio Alves Rios”, localizada na comunidade.

Quilombolas cultivam histórios e tradições culturais

Antigo quilombo – refúgio de negros que escaparam da injusta e violenta repressão durante o período da escravidão no Brasil, Bagres é um dos berços da cultura de Vazante que cultiva tradições ancestrais, histórias, hábitos e conhecimentos peculiares dos povos quilombolas.  

Com o decreto assinado pelo prefeito, a importância histórica e cultural do povoado é reconhecida oficialmente, o que viabiliza os processos administrativos para que a comunidade possa receber recursos governamentais das esferas municipal, estadual e federal, objetivando investimentos não só em suas tradições, como também na saúde, assistência social e infraestrutura.

Estrada que liga escola à rodovia LMG 706 será asfaltada

Quando assinou o documento, Dr. Jacques anunciou uma parceria da deputada federal Greyce Elias (Avante) e o deputado estadual Inácio Franco (PV) para destinação de recursos de emendas parlamentares, sendo R$ 200 mil para reforma do Centro Comunitário dos Bagres e R$ 1 milhão para o asfaltamento da estrada que liga a escola do povoado à rodovia LMG-706.

O prefeito também reafirmou a sua disposição de manter, incentivar e valorizar a história e as tradições da comunidade dos Bagres. “Todos os esforços serão empreendidos pela manutenção dos festejos, das danças e das suas tradições culturais. Nós reconheceremos e divulgaremos as memórias e a história dessa gente forte, resiliente e tão querida da nossa cidade”, declarou Dr. Jacques.

VZ1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn