Copasa alerta famílias carentes com direito à Tarifa Social para não perderem o benefício

O benefício concede descontos de até 50% na conta de água, mas a Copasa alerta que é preciso preencher os requisitos.

Famílias carentes que se enquadram na categoria “residencial”, cuja renda familiar é de até meio salário mínimo por pessoa que vive no imóvel, e que estão registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), têm direito à Tarifa Social. O benefício concede descontos de até 50% na conta de água, mas a Copasa alerta que é preciso preencher os requisitos.

Para ser contemplado com a tarifa social é necessário, por exemplo, que o cliente sempre mantenha seus dados atualizados no CadÚnico. A desatualização implica automaticamente na perda do benefício. “É necessário informar o nascimento ou falecimento de alguém da família, mudança de endereço, renda, se um integrante da família se mudou, entre outras informações”, explicou Wilson Souza, supervisor comercial da Copasa.

Para realizar a inscrição do CadÚnico, o responsável pelo grupo familiar pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar o cadastramento. Para isso, é necessário ter 16 anos ou mais e responder às perguntas do cadastro. Na oportunidade, é preciso levar CPF ou Título de Eleitor, documento de identificação de cada membro da família que more na mesma casa e comprovante de residência.

Efetuada a inscrição no CadÚnico, os clientes podem requerer a tarifa social pelo site www.copasa.com.br ou pelo WhatsApp (31) 9 9770-7000. Aqueles que preferirem, podem agendar uma visita presencial à agência de atendimento, por meio do site agendamento.copasa.com.br; ou pelo call center, nos telefones 0800 0300 115 ou 115.

Durante o atendimento é necessário apresentar RG, CPF, Título de Eleitor, NIS (Número de Inscrição Social), Código Familiar (está no documento denominado Folha Resumo Cadastro Único) e a última conta de água/esgoto.

Os critérios estipulados pela Arsae-MG para a concessão do benefício da Tarifa Social são:

  • A unidade usuária deve ser classificada como residencial;
  • Os moradores dessa unidade usuária devem constituir uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e com registro atualizado dentro dos últimos dois anos;
  • A família deve ter uma renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo vigente no país. O benefício é limitado a uma única unidade usuária por código familiar do CadÚnico.

Para solicitar o benefício da Tarifa Social é preciso preencher os requisitos acima, entrar em contato com a Copasa pela agência virtual neste link (clicar em mais serviços) ou pelos telefones 115 ou 0800 0300 115. É importante ter, quando for solicitar o serviço, carteira de identidade, CPF, a última conta de água e a folha resumo do Cadastro Único para solicitar seu cadastramento.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn