Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica destaca a prevenção contra o Caramujo Africano

Entenda:


 O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é oriundo da África. Ele também é chamado de acatina, caracol-africano, caracol-gigante, caracol-gigante-africano, caramujo-gigante, caramujo-gigante-africano ou rainha-da-África.

➡ Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. Sua concha é escura, com manchas claras, alongada e cônica. Fonte: “Brasil escola”.

Doenças causadas:

Doenças do trato gastrointestinal:
o caramujo é um molusco capaz de causar inúmeras patologias. Dentre elas, a angiostrongilose abdominal. Essa doença tem sintomas semelhantes ao de uma apendicite, porém provoca perfuração intestinal. Esse mesmo animal pode causar, também, úlceras estomacais.

 Meningite:


atualmente descobriu-se que caramujos também são responsáveis pela transmissão de um tipo de meningite chamada eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral. Os moluscos são como um ambiente de desenvolvimento para as larvas causadoras dessa doença. Somente quando elas chegam a fase adulta é que são capazes de infectar vertebrados como os seres humanos.
Esta infecção se dá não somente pela ingestão do próprio caramujo, mas também pelo contato com o muco liberado pelo animal.

 Esquistossomose:


causada pelo parasita Schistosoma mansoni cujo principal hospedeiro intermediário são os caramujos. Ela pode ser considerada a que mais aflie os seres humanos já que os mesmos são os hospedeiros definitivos para o parasita completar seu ciclo vital. A verminose tem números mais alarmantes em regiões onde o saneamento básico não é o ideal.

 Para eliminar completamente o molusco, a divisão de Vigilância em Epidemiologia orienta:
Calçar luvas e catar todos os caramujos encontrados com as mãos devidamente protegidas. Em seguida, ligar para o número 3813-1382, que os agentes epidemiológicos darão o destino final de maneira segura.

ASCOM/PMV

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Romeu Zema anuncia escala de pagamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, nesta quarta-feira (28/10), a escala de pagamento dos servidores do Estado em novembro. A primeira parcela, com

Fechar Menu