Como congelar e descongelar os alimentos sem perder o sabor

“Usar porções individuais a vácuo e descongelar na geladeira ajudam a manter o sabor e os nutrientes dos alimentos

Congelar e descongelar o que sobrou do almoço ou o preparo para os próximos dias não é apenas embalar os alimentos e colocá-los no freezer. É preciso tomar alguns cuidados para que o sabor e os nutrientes não se percam e também para que aquele prato não tenha as características alteradas. Praticamente tudo podem ser congelado, exceto por verduras folhosas e tubérculos (como a batata, por exemplo).

O prazo máximo recomendado para manter a comida congelada é de três meses.

“A chef Joy Perine, do restaurante Enjoy Gastronomia, de Curitiba, é especializada em comida caseira e explica como os alimentos podem ser congelados e descongelados sem perder o sabor. De acordo com ela, é preciso “primar pela higiene e pelo método”.

Porções

Joy explica que a melhor forma de congelar os alimentos é colocando cada um em uma embalagem própria, de preferência a vácuo. Isso ajuda a preservar os sabores e nutrientes e também na organização e otimização do espaço. Uma dica é usar embalagens plásticas criadas especialmente para isso, com lacres que evitam a entrada de ar.

Ela recomenda, ainda, que a comida seja congelada em porções pequenas, com a quantidade que será consumida na próxima refeição. Ou seja, que sejam congeladas porções individuais ou pré-determinadas de acordo com a ocasião. Isso evita desperdício e o recongelamento das sobras – essa prática, aliás, não é recomendada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por conta da perda de nutrientes e do risco de contaminação.

“A chef sugere colocar etiquetas com prazos de validade dos alimentos e datas em que foram preparados. É recomendável manter alimentos congelados por até três meses.

Onde colocar no congelador


Embora os alimentos possam ser colocados juntos no congelador, Joy recomenda separa-los por categorias: molhos para um lado, doces para o outro, carnes na parte superior (mais perto das saídas de ar do freezer), e assim por diante. A temperatura média do freezer é de -6°, mas o recomendável é deixá-lo o mais frio possível.

Descongelamento


Joy Perine diz que os alimentos devem ser descongelados com antecedência, lentamente. Basta colocá-los em um prato, já fora da embalagem, nas prateleiras mais baixas da geladeira. Esse processo demora de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da peça. Ou seja, se você colocar o alimento na geladeira pela manhã, antes de ir trabalhar, o jantar da noite estará garantido.

Mas, se não der tempo de descer a comida do congelador para a geladeira, a chef sugere colocá-la em água corrente ainda com a embalagem. Não é o ideal, pois desperdiça água. Mas, é uma técnica segura e eficaz.”

Gazeta do Povo



Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Senado aprova MP da Liberdade Econômica

Proposta enviada pela Câmara permitia trabalho aos domingos e feriados com regras diferentes da CLT. O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (21), a medida provisória

Fechar Menu