Cemitérios não poderão abrir para visitas no Dia de Finados em Patos de Minas

“Infelizmente, no atual momento, não temos condições de liberá-los em data na qual é grande o risco de aglomeração”, diz ofício do comitê ao justificar a decisão.

O Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 deliberou pela não abertura dos cemitérios em Patos de Minas no feriado do dia 2 de novembro, próxima segunda-feira. A proibição para visitação no Dia de Finados abrange inclusive cemitérios privados e unidades situadas na área rural do município. A decisão é uma medida preventiva diante do ainda preocupante quadro epidemiológico da cidade, que, até a manhã de hoje (26), tem confirmados 75 óbitos em razão da infecção por coronavírus ou em decorrência de complicações da doença. Novos casos positivos também são contabilizados diariamente, e há pacientes internados em estado grave, inclusive adultos jovens.

A decisão ocasionou alguns questionamentos por parte da população, que considera a proibição da visita aos cemitérios incoerente se outros locais passíveis de aglomeração, como bares, têm o funcionamento permitido. Quanto a isso, o comitê explica que os ambientes não devem ser comparados, pois têm natureza diferente.

Cerca de dez mil pessoas visitaram o Cemitério Municipal Santa Cruz no Dia de Finados em 2019. É um espaço amplo, onde seria muito complicado controlar o fluxo interno e externo, o tempo de permanência das pessoas, de forma a possibilitar a visitação de todos que aguardam do lado de fora, e garantir que todos procedessem à higienização correta das mãos”, esclarece ofício do comitê sobre o assunto. 

No mesmo documento, evidencia-se que o comitê compreende o descontentamento de parte da comunidade diante da tradição de visitar os túmulos de entes queridos nessa data específica. “Gostaríamos sim que o Dia de Finados ocorresse da forma tradicional, mas cemitérios são ambientes insalubres, quem os visita deve tomar cuidados redobrados. Infelizmente, no atual momento, não temos condições de liberá-los em data na qual é grande o risco de aglomeração.” 

O Cemitério Santa Cruz está funcionando apenas em regime de plantão para sepultamentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas


P

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu