Carros ganham novos itens obrigatórios no Brasil

Os automóveis fabricados no Brasil vão ficar mais seguros com quatro novos itens de segurança que passam a ser obrigatórios em veículos zero quilômetro, a partir deste ano.  

Duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já em vigor, são as responsáveis pela inclusão dos equipamentos aos veículos. 

Os novos itens obrigatórios são: controle de estabilidade, cinto de segurança de três pontas, apoio de cabeça e ISOFIX. 

O controle de estabilidade, chamado de ESC ou ESP, é um sistema que segura o carro em curvas mais fechadas, em pistas escorregadias e molhadas, e o mantém na rota, sem que perca a direção. 

Esse dispositivo é obrigatório, por enquanto, só em modelos inéditos, ou naqueles que passarem por grandes mudanças, como a troca de geração. Mas em 2022, o controle de estabilidade passa a vir em todos os veículos zero quilometro, independentemente de série.

Por outro lado, o cinto de segurança de três pontas, que oferece maior proteção ao passageiro central do banco de trás, o encosto de cabeça, que protege cabeça e pescoço dos impactos de batidas, e o ISOFIX, barra que serve para prender as cadeirinhas de bebê, passam a vir em todos os automóveis novos a partir de já.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu