Calendário Escolar 2020: ano letivo na rede estadual começa no dia 10 de fevereiro

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) publicou no Diário Oficial, desta quinta-feira (19/12), resolução que estabelece o Calendário Escolar 2020. O documento define procedimentos de ensino, diretrizes administrativas e pedagógicas para a rede estadual de ensino no próximo ano. O calendário prevê o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária legalmente estabelecida.

O ano escolar na rede estadual, que é quando professores e demais servidores retomam as atividades, terá início no dia 3 de fevereiro de 2020. O ano letivo, que é marcado pelo retorno dos alunos, começará no dia 10 de fevereiro. Já o recesso escolar do mês de julho será de 13 a 25. O fim do ano letivo está previsto para o dia 16 de dezembro e do ano escolar para o dia 18.

Datas importantes para a organização e a gestão das unidades escolares também constam no calendário, como período de duração dos bimestres, de realização dos conselhos de classe e reuniões com os responsáveis, além de datas para lançamento de resultados bimestrais por diretores e professores.

Confira aqui o Calendário Escolar

Avaliações externas

Entre os dias 10 e 28 de fevereiro, as escolas deverão aplicar a Avaliação Diagnóstica. Já as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) serão realizadas nos dias 11 e 12 de novembro.

Semanas de conscientização

O Calendário Escolar também traz os períodos para realização de atividades previstas em lei, como a “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, que deverá acontecer de 19 a 26 de junho. A “Semana Estadual das Juventudes” será realizada de 12 a 18 de agosto. Já a “Semana de Educação para a Vida” acontecerá de 16 a 20 de novembro.

Sábados letivos

Em 2020, a rede pública estadual terá quatro sábados destinados às atividades escolares: 1 de agosto, 19 de setembro, 24 de outubro e 5 de dezembro. Essas datas são destinadas à composição dos dias letivos e da carga horária legalmente estabelecida.

Calendário unificado

Foi a partir da atual gestão que a SEE/MG passou a publicar um calendário unificado da rede. Por trazer prazos de lançamentos de notas e frequências, além de datas de realização dos conselhos de classe, o calendário escolar contribuiu para o fortalecimento da visão de rede, além de promover condições de avaliação centralizada e possibilitar possíveis correções de rota. A partir de um documento comum, a SEE e as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) puderam acompanhar e contribuir de forma mais efetiva com as escolas.

Agência Minas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Romeu Zema anuncia escala de pagamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, nesta quarta-feira (28/10), a escala de pagamento dos servidores do Estado em novembro. A primeira parcela, com

Fechar Menu