Associação de Municípios do Alto Paranaíba elabora consórcio para regularização de serviços de abate de animais

O modelo único permitirá que produtos processados em uma cidade sejam comercializados em outros municípios.

A Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar) anunciou, nesta segunda-feira (13), a elaboração de um consórcio para a criação de um modelo único para a regularização de serviços para abate de animais. O projeto busca evitar atividades clandestinas que não seguem padrões de higiene.

A Amapar é formada por 12 cidades da região e todas têm a oportunidade de fazer parte do consórcio. O projeto ainda está em elaboração e, posteriormente, será apresentado aos municípios associados.

De acordo com o veterinário Pedro Pinheiro, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Patos de Minas, a medida permitirá que a carne processada em um município seja comercializada em outro.

“A proposta consiste em um projeto para abate frigorífico de 50 animais por dia. O consórcio vai disponibilizar o projeto para os 12 municípios associados. A cidade que tiver interesse vai receber o projeto gratuitamente e poderá construir uma unidade, o que não significa que todos vão construir, pois um frigorífico pode atender mais de um município”, explicou Pinheiro.

Ainda segundo o veterinário, a região tem dois frigoríficos registrados com Serviço de Inspeção Estadual, sendo um em Patrocínio e o outro em São Gotardo. No entanto, apenas o segundo presta serviço para outros municípios.

“O frigorífico de São Gotardo já não consegue mais atender toda a demanda. Ele não vai aderir ao projeto, pois já tem registro estadual, e já pode vender em todo o estado. Temos um frigorífico em João Pinheiro, que está limitado à venda somente no município. A ideia é que João Pinheiro faça a adesão ao consórcio e assim, os produtos processados lá possam ser vendidos em Patos de Minas, por exemplo”, completou.

G1

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Fechar Menu