Anatel abre consulta para padronizar carregadores de celular

Nesta última terça-feira (28), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou uma consulta pública sobre a proposta que sugere a padronização de carregadores de celular. A consulta pública 45/2022 propõe a que todos os carregadores de smartphones vendidos nos Brasil utilizem a entrada USB-C.

Recentemente, o parlamento europeu apresentou um projeto para a padronização da interface de carregamento por cabo USB Tipo C em diferentes dispositivos. A nova consulta pública brasileira é baseada na decisão da Europa e de outros países.

Nos Estados Unidos, uma comissão de parlamentares realizou uma decisão semelhante e solicitou ao departamento de comércio a padronização dos carregadores com fio. Além de acabar com custos desnecessários dos clientes, a estratégia vai ajudar a reduzir o lixo eletrônico e oferecer uma facilidade na hora da comprar smartphones.

Padronização do USB-C

A Anatel avaliou a possibilidade ao estudar o tema em outras nações e propôs o projeto para desenvolver uma estratégia semelhante no cenário brasileiro.  A consulta pública está aberta para participação no site oficial do Participa Anatel até o dia 26 de agosto de 2022.

Vale destacar que não é a primeira vez que a Anatel realiza um projeto para padronização de interface de carregamento de smartphones — inclusive, a padronização da agência já foi objeto de estudo em fóruns internacionais.

TechMundo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn